Nossa planta destiladora AGAVE CONQUISTA se encontra localizada no Valle dos Campos de Agave da região mais fértil que dá o nome ao maravilhoso povoado de Tequila, Jalisco. Recentemente chamado pela UNESCO, como patrimonio mundial (Povo mágico). Nestes campos é onde cultiva se o Agave Azul. "Tequilera Weber" que o tempo e as condiçoes naturais ambientais propias da regiao maturam a planta que é material prima na elaboração do Tequila 1519..
A tequila se elabora com tempo, calma e Decisão. O proceso mais común conta com as seguentes etapas básicas.
O precesso da tequila comença com a plantação de hijuelos seleçoados (pequenas plantilhas de agave que se separam de uma planta mãe) que se cultivam varios anos (7 a 9 anos) Nesse tempo para ter a segurança que as plantas crescam saudaveis. Se realizan labores de cultivo que incluem limpeza de tempo na maleza. "Barbeo" (curtar as pontas das folhas) para nutrir e proteger das possiveis plagas se abonam com fórmulas 100% órganicas.
O agave não se deve regar e é capaz de ser utilizada eficientemente o agua da temporada das chuvas para lograr o cresçemento adecuado durante todo o ano e todos os anos até sua maturação.
Uma vez que as plantas tem as caracteristicas adecuadas para a produção da Tequila, se curtam de raiz as folhas e se extrai a abacaxi da terra. Este processo, conhecedo como "jima" se faz a mão utilizando métodos tradiçionais que tem passado de generação em generção. Um bom jimador pode se colheitar até 8,000jg de agave ao día.
As abacaxis são postas em fornos de acero inoxidáveis onde com o apoio do vapor se suaviza sua textura e seus carbohidratos se convertem em azucais aptos para a fermentação. Este processo pode levar de 50 a 72 horas.
Nesta etapa as abacaxis cozidas se prensam em "molinos cañeros" para obter seus sumos os quais se extraem com a ajuda de agua que foi extraida do pouso, a qual se respecta seus sabores de nascemento e sua qualidade inigualável.
Nesta etapa previa ao processo de fermentação onde se preparam os sumos obtidos na extração, adiçionando as levaduras que convertiram os azucais em alcoól.
É o processo de transformação dos azucais, por acção das levaduras, em alcoól etilico e bioxido de carbono com a formação de outros compostos organolepticos que contribuiram as caracteristicas sensoriais finais do Tequila.
Se realiza doublo destilação por meio de alambiques de usanza antiga e especial desenho, para obter nosso grado de alcoól, ao liquido cristalino obtido, se considera Tequila 100% natural.
É a transformação devagar da tequila que permite adquirir caracteristicas sensoriais adiçionais como o cheiro, cor e textura por processos fisico- quimicos que em forma natural tem lugar durante sua permanencia em recipientes ou barricas de madeira de "rouble ou encino" As tequilas fermentadas e extra fermentadas dever ser maturados em recipientes não maiores aos 600 litros.
Dependiendo o tipo da tequila que se deseje obter, é arrumado para seu repouso e envelhecimento em diferentes tipos de barricas(recipientes) e por tempos determinados.
Estas variaveis são as que finalmente complementan as caracteristicas especiais de nossos productos.
Em AGAVE CONQUISTA temos a prioridade a esta tão importante fase; o repouso e fermentação que se afectua em nossas bodegas, as condições de humedade, pressão e temperatura que garantizam uma ótima cálidade, assim como a interação com as "barricas" de rouble Francés e americano que dão o toque final de dinstinção e refinamiento da nossas tequilas.
Ação de colocar a tequila nas garrafas que o tem de conter com a finalidade de conservar a tequila e assim proteger sua estabilidade fisica e quimica até sua comercialização. A tequila deve ficar envasado em recipientes novos e permitidos pela autoridade de saúde. A margem de contenido de alcoól permitido para sua comercialização pela regra do Tequila é de 35 a 55 Alc Vol.